A exposição Ossos do nosso ofício, animais da nossa história. O Lagar Velho contado pelos seus bichos encontra-se patente no Museu de Leiria, Avenida Heróis de Angola, e CIA – Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, e integra o programa de Comemoração dos 25 Anos da Descoberta do Abrigo do Lagar Velho e da Criança do Lapedo.
Esta exposição mostra a enorme riqueza e diversidade de espécies animais que têm vindo a ser identificadas pela prática arqueológica no Abrigo do Lagar Velho, um emblemático sítio da Pré-história europeia. São os seus ossos que chegam até nós!
Através deste conjunto excecional de espécies, é possível conhecer o que comiam os nossos antepassados do Paleolítico superior, as paisagens que os rodeavam e até as condições climáticas que experienciavam. Mas não só! A exposição revela-nos um mundo que se perdeu, espécies que se extinguiram, e outras que foram melhoradas para exclusivo benefício do Ser Humano.
Hoje, muitas destas espécies encontram-se seriamente ameaçadas. Cabe-nos a nós, enquanto humanidade, contribuir para a conservação do mundo animal de modo a enriquecer a biodiversidade que outrora existiu, em benefício das populações e do planeta.